Thursday, October 31, 2013

O caso do Menino Hans

     Hans foi um paciente de Freud por meio do próprio pai de Hans, que colocava em pratica teorias e questionamentos relevantes que Freud o fazia por meio de correspondência.
     Os resultados e reações da criança, que tinha entre 4 e 6 anos, mostraram que ele possuía uma fixação pelo órgão sexual masculino, sobre o seu e pelo dos outros, constantemente se tocava até que sua mãe, em uma espécie de ultimato, disse que chamaria um médico para corta-lo fora se não parasse de "brincar" com ele.
      Com o tempo Hans desenvolveu uma atração pela mãe, um desejo, não completamente interpretado, Hans claramente se sentiu ameaçado e com muito medo, medo do pai obviamente, medo da castração, mas isso nunca chegou ao seu entender(digamos assim); Hans então direcionou, por assim dizer, seu medo da castração por causa dos seus desejos, para um medo externo, possível de se lidar, se afastar, o medo de cavalos. Aqui o motivo não fica claro, pode ser alguma semelhança fisíca ou nos atos do pai com o menino que o fizeram assemelhar com um cavalo.
      O medo subconsciente, não sendo aceito por seu consciente e transformado em um medo real, exterior.

No comments:

Post a Comment